campeonato potiguar

O Ano em que a guerra parou o Campeonato Potiguar

A 2ª Guerra Mundial passou longe da América do Sul. Porém não na nossa linda Natal, que digamos acompanhou de perto. A base da Força Aérea dos Estados Unidos, alterou a rotina da Cidade do Sol no período. Até o campeonato potiguar, o futebol, nossa paixão nacional, ficou de lado.

O Campeonato Potiguar de 1942 não foi finalizado, sendo o único do país interrompido pelas Guerra. Sete décadas depois, um pesquisador potiguar defende que o título deveria ter sido dado a um dos clubes.

A guerra na época não mudou tanto a vida dos brasileiros em outros estados, apesar da tensão do noticiário e do aumento de preço de produtos estrangeiros. Já no RN mais especificamente Natal foi bem diferente. Com o apoio do país a aliança formada por Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, a nossa capital potiguar recebeu duas bases americanas, uma no nosso famoso Alecrim e outra no então distrito de Parnamirim, hoje município. Enfim podemos nos gabar que, “Natal foi a primeira cidade brasileira a beber Coca-Cola, a usar calça jeans e a comer ketchup”.

Vamos voltar a falar de futebol. De maneira Formal, foi a guerra o motivo da suspensão do campeonato daquele ano. Nas pesquisas de Marcos, radialista e autor do Blog do Trindade, foram encontradas outras alegações. Como a destituição do presidente da federação estadual, Gentil Ferreira de Souza, decidida pela Confederação Nacional de Desportos (CBD), e o desejo que se tinha sobre a preservação do gramado do Juvenal Lamartine, pequeno estádio que ainda hoje existe, que  naquela época receberia jogo pelo brasileiro de seleções.

Os jogos em Natal em 1942 eram disputados no Juvenal Lamartine, no bairro do Tirol, pequeno estádio ainda hoje existente, propriedade do governo estadual (Foto: Divulgação)

Os jogos em Natal em 1942 eram disputados no Juvenal Lamartine, no bairro do Tirol, pequeno estádio ainda hoje existente, propriedade do governo estadual (Foto: Divulgação)

Gentil chegou a ser reconduzido ao cargo, mas não conseguiu concluir o torneio, nem anunciou um campeão. Por ironia, diversas outras edições do Potiguar tiveram um vencedor mesmo sem o campeonato ter sido finalizado, mas aquela não. Então essa é mais uma daquelas famosas histórias sobre a época, veja os resultados daquele campeonato.

 

 

RESULTADOS DAQUELE ANO:

17/5 – Alecrim 3 x 1 Atlético

17/5 – Santa Cruz 4 x 2 Força e Luz

7/6 – Paysandu 3 x 1 América

14/6 – ABC 10 x 0 Força e Luz

21/6 – Santa Cruz 3 x 1 Atlético

5/7 – Alecrim 2 x 1 América

12/7 – ABC 4 x 0 Paysandu

19/7 – Atlético 4 x 3 Força e Luz

26/7 – América 6 x 3 Santa Cruz

1/8 – Alecrim 2 x 2 Paysandu

9/8 – ABC x Atlético

16/8 – América 9 x 3 Força e Luz

23/8 – Santa Cruz 2 x 2 Alecrim

CLASSIFICAÇÃO

Alecrim: seis pontos

Santa Cruz: cinco pontos

ABC: quatro pontos

América: quatro pontos

Paysandu: três pontos

Atlético: dois pontos

Força e Luz: zero ponto

Suspensão do Campeonato Potiguar foi anunciada no jornal A República, de Natal (Foto: Reprodução)

Suspensão do Potiguar 1942 foi anunciada no jornal A República, de Natal (Foto: Reprodução)

Fontes:  campeoesdofutebol.com.br, verminososporfutebol.com.br, datatrindade.blogspot.com.br/